O Cartão Beneficiar é uma empresa com mais de 10 anos no mercado e várias de suas unidades já eram clientes de inbound marketing da Átomo Online. Tanto é que já tínhamos um case de sucesso anterior a este para contar. Por isso, quando uma nova unidade foi aberta em Guarulhos/SP e teve algumas dificuldades na estruturação do processo de vendas, principalmente no que dizia respeito à organização do departamento comercial, eles acionaram a agência para estruturar o processo.

Imagem com fundo azul e frases em branco. Ao lado de um vetor de prédios, está escrito “empresa com + de 10 anos de mercado” e ao lado de um vetor de uma loja com um toldo está escrito “desorganização do departamento comercial”

Já tínhamos começado o trabalho com o inbound marketing da unidade mesmo antes de ela abrir as portas. Quando o time comercial foi formado, demos início também à estratégia com mídias pagas. Mas a falta de um processo comercial para receber os leads pelo WhatsApp e distribuí-los de forma igualitária entre os vendedores estava atrapalhando o fluxo de atendimento da equipe de vendas. Ou seja: os contatos de possíveis clientes chegavam por mensagem, mas ficavam ali no WhatsApp sem necessariamente serem atendidos por ordem de prioridade. Essa falta de organização era a principal queixa do cliente. E por quê?

Ora, sem uma distribuição e hierarquização precisa dos atendimentos, os leads que já estavam próximos da conversão em venda ficavam misturados aos leads em outras etapas do funil. E você pode imaginar onde isso acaba: na perda de oportunidades para o comercial – consequentemente, na perda de dinheiro para a empresa, também. Esse foi o problema que nos foi trazido.

Imagem com o fundo cinza, em degradê para o branco, com um caminho como um labirinto ao fundo (a forma lembra um pouco a forma do Átomo). À frente, vemos um funil em azul com três etapas: topo, meio e fundo. Uma seta em amarelo aponta para o funil e ao lado dela diz “leads próximos da conversão”. Vemos vários símbolos saltando do topo do funil, como blocos de anotações, símbolos de like, a palavra “lead”, planilhas e outros.

Como já tínhamos algumas informações no briefing do cliente, afinal, já trabalhávamos com ele, apenas refinamos a estratégia: para resolver a queixa, implementamos na empresa um novo sistema de Organização, estruturado com base no nosso exclusivo Método MOR – Marketing Estratégico, Organização Comercial e Relacionamento com Leads. Para tanto, integramos aos chats um robô (bot) que separa o atendimento do WhatsApp em departamentos, direcionando de forma automática os leads para os vendedores.

Entretanto, o WhatsApp e as ligações telefônicas são canais de atendimento, e não um sistema de gestão comercial. Por isso, o bot não tinha clareza das ações a serem feitas com cada lead ao receber os contatos, é claro. Para solucionar mais esse novo problema, implementamos também o CRM (sigla para Customer Relationship Management) para organizar o fluxo de informação. Dessa forma, os leads podiam ser separados em origem de entrada, o que nos dá clareza de qual estratégia está performando melhor. Além disso, ainda criamos scripts para abordagem quente e fria e os KPIs (sigla de Key Performance Indicator, ou indicadores de performance).

Em um fundo roxo sólido, temos os números de 1 a 4. No 1, temos o ícone de um robô e a palavra bot. No 2, o ícone do CRM e as palavras Origem de entrada. No 3, um símbolo como uma roleta apontando para o nível máximo escrito KPI e as palavras Chave de performance. No 4, uma planilha com uma seta apontando para cima, um x e um círculo e as palavras 100 páginas (em alusão às 100 páginas da documentação do processo comercial).

Por fim, oferecemos um treinamento comercial e todo o processo comercial de vendas interna da empresa foi documentado em um playbook de aproximadamente 100 páginas.

Não demorou muito tempo para vermos os primeiros resultados: em 20 dias, o processo do cliente estava todo organizado, documentado e, o mais importante, com previsibilidade. Isso, é claro, fez total diferença no faturamento da empresa. Foram 513 leads gerados pelo marketing com 88 vendas fechadas depois de implementada a organização – apenas nos primeiros 30 dias!

Em um fundo azul escuro, com degradê em preto e estrelas sutis, temos escrito em branco 513 leads gerados em 20 dias. Ao lado, um quadrado com as bordas arredondadas roxo traz as palavras 88 vendas.
Print screen dos leads gerados no facebook ads. Foram 513 leads a um custo de R$ 5,56. O print foi emoldurado por uma borda azul, com símbolos de átomos, e a frase Leads gerados para o Cartão Beneficiar em apenas 30 dias está em caixa alta, à esquerda.
513 leads gerados para o Cartão Beneficiar em apenas 30 dias
Em um fundo azul escuro, com degradê em preto e estrelas sutis, temos escrito em branco Nos primeiros 30 dias = departamento comercial organizado, processo documentado, previsibilidade de vendas

Agora, o cliente pode continuar usando o sistema de organização e automação que implantamos e continuar escalando esse resultado. Além disso, continuamos trabalhando o inbound marketing do Cartão, o que significa que continuaremos entregando oportunidades cada vez mais qualificadas, já que a análise dos resultados é parte da nossa rotina. Sem contar que, com o playbook de vendas, tudo está documentado, portanto, a empresa mantém o processo comercial mesmo em caso de mudança de pessoal e ainda otimiza o tempo de treinamento nessa situação ou se houver a expansão da equipe.

Um banner com o fundo em tons de azul formando um degradê em que se lê Quer ter o mesmo resultado na sua empresa? O CTA está em fundo roxo e diz Fale com um especialista agora.
Share:

administrator

Somos uma agência de Marketing Digital e Vendas em Piracicaba/SP. Nossos especialistas são apaixonados por aprender, ensinar e resolver problemas e movidos pelo desejo de ver nossos clientes alçando voos cada vez mais altos!